top of page

BOLETIM Portal Inko - 15ª edição

por Francisco M. Petrucci

05/04/2023



Notícias

• O mangá brasileiro Lampião atingiu o primeiro lugar de mangás shonen mais vendidos da Amazon!


O Shonen é um gênero dos quadrinhos japoneses que tem como foco uma audiência de meninos adolescentes, sempre com temas de heroísmo, muitas batalhas, e mocinhos derrotando vilões. Mas longe de estar confinado somente a publicações japonesas, esse gênero já se espalhou pelo mundo e atualmente inspira publicações nos mais diversos países.

Como no caso de Lampião, de Carlo Eduardo e Heitor Amatsu, uma HQ sobre quem talvez é o personagem da história brasileira mais perfeito para se tornar protagonista de uma história de ação: O cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Nesta ficção, após a traição que resultou em sua morte, Lampião é ressuscitado por uma entidade misteriosa para partir em uma jornada de vingança.


Vamos continuar comprando pra manter a produção nacional no topo!




• Uma das desenhistas brasileiras com maior destaque no cenário norte-americano, Bilquis Evely, dá uma entrevista na edição 176 do podcast Confins do Universo!

Com diversas indicações e premiações (como Eisner Awards e o HQ Mix), Bilquis é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seu trabalho, chegando até a ser nomeada como a “melhor artista de quadrinhos de 2018” pela Entertainment Weekly, uma revista norte-americana sobre entretenimento.

Sua reputação atingiu um novo patamar quando o quadrinho com seu traço Supergirl: Woman of Tomorrow foi recentemente anunciado como um dos próximos projetos de animação da DC Studios.


Você pode conferir o podcast completo aqui no site da Universo HQ!




• Pra quem é de São Paulo, no dia 08 de Abril começa a Oficina de Elaboração de Roteiro, curso gratuito ministrado pelo quadrinista Eric Peleias! Ao total serão 7 aulas, todos os sábados as 14h. O curso tem idade mínima de participação de 16 anos e será presencial, acontecendo na Casa de Cultura da Freguesia do Ó.


As inscrições podem ser feitas preenchendo este formulário.






• As artistas Carol Ito e Marília Marz são a primeira mulher e primeira mulher negra a exercerem a função de cartunistas durante o programa Roda Viva!

Após a morte de Paulo Caruso, o Roda Viva vem promovendo um rodízio de novos artistas para exercerem a função de cartunista. Seu papel é o de, ao vivo, ilustrar de maneira humorosa os temas e convidados de cada entrevista. No dia 20 de Março foi a vez de Carol Ito, durante a entrevista com Sônia Guajajára. Carol é uma das quadrinistas de mais renome atualmente no Brasil, fazendo tiras e charges sobre a experiência de ser uma mulher na sociedade atual, e denunciando óticas machistas e preconceituosas que a muitos (infelizmente) ainda passam despercebidas. E o dia 27 contou com Marília Marz, durante a entrevista com a escritora Carla Madeira. Marília é a primeira mulher negra a fazer esta função, e quem segue este boletim faz tempo deve se lembrar da sua HQ Indivisível, que desde seu lançamento vem sendo recebido com inúmeras críticas positivas.




• Logo teremos os resultados do Prêmio Grampo 2023 de Grandes HQs! Essa premiação, uma parceria dos blogs Vitralizado e Balbúrdia, se inspira na votação do antigo blog Gibizada que era parte do jornal O Globo: Vinte jurados envolvidos em diferentes facetas da produção de quadrinhos nacionais são convidados a fazerem uma lista com suas opiniões sobre as dez melhores HQs que foram publicadas durante o ano anterior. Essas listas são então comparadas entre si para elencar as três obras que mais se destacaram.


No dia 3 de Abril foram revelados os nomes dos jurados desta edição, e no dia 9 de Abril as 14h30 sai o resultado final dos vencedores! A revelação se dará através de posts nos blogs Vitralizado e Balbúrdia, além da conta de Tumblr da premiação.


Não perca a live pós-premiação que vai acontecer também no dia 9 as 15h no canal de youtube da editora Ugra Press discutindo os ganhadores e previsões para o cenário nacional em 2023.



 


LANÇAMENTOS

Cocó Contos, sendo lançada na página de Instagram da Melancia Comics! Tirinhas com roteiro de Rafael Munhos e arte de Vivi Melancia.



• Não para de chegar novidades pra ler no Funktoon! Se você tem um tempinho e um apetite de ler quadrinho, não deixe de checar! Só nessa semana apareceu por lá:


Bife de Unicórnio, do Gabriel Dantas

Chapeuzinho, de Aureliano

Que tal no Sábado?, de João R. do Lima

A menina, o gato e o ex-gato, de Felipe Manhães

Sociedade Mecânica de Futebol, parte da Temporada 2 do Almanaque Guará

– Episódios novos de Spaceshit, de Fred Hildebrand


E muito mais!


 


PROJETOS DO CATARSE EM RETA FINAL


No Space For Us

Acompanhe a história de Kim, um carismático e colorido alienígena, nesta aventura! Kim deve lutar para salvar seu planeta natal, atualmente assolado por uma onda de calor e por uma perigosa espécie invasora!


Autora: Gabriela Paciulo

Encerramento da Campanha: 08/04/2023








O Judoka – por Eduardo Baron

Um projeto que recuperou e restaurou as quatro primeiras histórias do controverso super-herói da Charlton Comics, O Judoka, desenhadas por Eduardo Baron. Eduardo trabalhou desde muito jovem na Ebal, tendo sido um dos mais prolíficos capistas das revistas da editora, e foi responsável por fazer cards e cartazes que se tornaram icônicos.


Trabalho de restauração: Francisco Ucha

Desenhista: Eduardo Baron

Encerramento da Campanha: 07/04/2023

Link: O Judoka




The Legend of Sparks

Em um mundo onde algumas pessoas possuem poderes especiais, Voltz deve lidar com as consequências dos erros de sua própria família.


Autor: Arllen Ribeiro

Encerramento da Campanha: 11/04/2023



Biruia e suas peripécias

Histórias autobiográficas sobre os tempos de infância do pai do autor. 10 contos que recontam acontecimentos felizes, tristes, e causos divertidos de uma infância vivida nas roças do interior de São Paulo.


Autor: João Daniel da Silva Freitas

Encerramento da Campanha: 10/04/2023







22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page