top of page

BOLETIM Portal Inko - 17ª edição

por Francisco M. Petrucci

19/04/2023



NOTÍCIAS

• O Funktoon tá bombando na mídia! Só essa semana três veículos de comunicação fizeram matéria sobre o aplicativo, incluindo o famoso site do Jovem Nerd, e teve até uma internacional: O Tech Smart – Aerezona Developers, um site em inglês sobre notícias de tecnologia, fez uma matéria inteira falando do Funktoon… mas disse que o conteúdo era de quadrinistas EUROPEUS. Gringo sendo gringo, como sempre. Inclusive a frase exata é “[…] por quadrinistas europeus, nomes famosos como Laerte, João Pinheiro e Wagner William”. Peloamordedeus.


Oficina de quadrinhos com Ivo Puiupo e Nicholas Steinmetz, focado em experimentar e explorar as possibilidades gráficas e narrativas que são possíveis no mundo das histórias em quadrinhos. A oficina é gratuita (mas sujeita a lotação do espaço) e será no dia 21 de Abril, das 14h30 até as 17:30, no SESC da Avenida Paulista, em São Paulo.




• Está aberta a chamada para um novo projeto de Helô D’Angelo, Carol Ito, e a editora Bebel Books: BOY DODÓI – Histórias ilustradas sobre masculinidade tóxica! Todas as mulheres e pessoas não-binárias que já sofreram atitudes machistas em relacionamentos com homens cis podem contar suas histórias através de um formulário, e as 11 melhores (piores, no caso) serão selecionadas para se tornarem quadrinhos. Estas histórias serão sorteadas entre 11 artistas também mulheres e não-binárias para a produção, e terão nomes fictícios em suas narrativas para não expor a vida íntima de ninguém.

Vale ressaltar que essa coletânea não dará foco a histórias de comportamentos causados por transtornos psiquiátricos, pois esse é um assunto separado e muito mais complexo. A ideia aqui é dar uma zoada com essa laia de caras cis que honestamente estão precisando de uma dose saudável de chacota alheia.

As histórias podem ser enviadas até o dia 27 de Abril, através deste formulário.



• A galera do “Quadrinistas uni-vos”, um coletivo que busca por mais reconhecimento e melhores condições de trabalhos para os profissionais da nona arte no Brasil, está chamando a atenção dos quadrinistas do estado de São Paulo! O Governo do Estado de São Paulo disponibilizou um formulário para melhor entender que áreas da produção cultural paulista precisam de aplicação de verba. A Lei Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, foi criada para incentivar a produção cultural no estado e conta com aproximadamente R$ 355 milhões para distribuir para seus diferentes setores. É de extrema importância que o setor das histórias em quadrinhos seja contemplado nesta lei, a fim de permitir que aconteçam mais editais!

O formulário está disponível neste link, e um breve tutorial explicativo sobre como preenchê-lo pode ser encontrado aqui nesta thread. O período disponível para preencher o formulário está quase acabando! Não deixe passar!


Malu: Cotidiano Alterado, de José Aguiar, talvez vire uma animação?! Em parceria com a Cabong Studios, eles apresentaram o projeto na sessão de pitching para audiovisual da Rio2C deste ano! Torçamos por eles!









LANÇAMENTOS


• Mais novidades no Funktoon!


- Sessão da Madrugada, nova hq da segunda temporada do Almanaque Guará. É como Stranger Things se passando numa cidade do interior do Brasil nos anos 90! De Marcelo Lara (o youtuber do canal A Batcaverna), Dan Velez, Mity Diaz, e Maju Bengel.


- A Cor, de Gustavo Paiva. Uma HQ feita a partir do TCC do autor, sobre a elaboração de histórias em quadrinhos LGBTQIA+ como combate ao preconceito!


- Homem Grilo por Jean Okada! Histórias derivadas do personagem clássico criado por Cadu Simões e Ricardo Marcelino, agora com o traço e criatividade de Jean Okada.


- Novo episódio de Audax – Estranha no Paraíso, de Eduardo Prota! Uma viajante terráquea vai parar em um mundo paradisíaco futurista, iluminando o lugar com sua energia e curiosidade!


- Entrespaço 2022, de Daniel Sousa. A Jornada de um astronauta em uma missão solitária para a Lua.


- Além disso, as editoras agora podem se cadastrar com CNPJ e publicar diretamente no aplicativo! A primeira obra publicada assim, chegando agora pra quem quiser, é Hell No! Meu pai é o Diabo de Leo Finocchi, pelo Balão Editorial.



Música Popular em Quadrinhos – Grandes Clássicos, nova HQ feita pela parceria entre a Brasa Editora, o Ministério das Relações Exteriores, e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba! Quadrinhos inspirados em grandes sucessos da música popular brasileira, dando uma beleza visual para estas obras que já encantam no campo do sonoro. Em pré-venda no site da Brasa Editora!






Histórias do Largo está disponível para download gratuito no site de seu projeto! O projeto no caso é o “Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem”, que tem como objetivo principal a preservação das memórias e experiências dos habitantes desta importante feira curitibana. A partir dos relatos recontados pelos feirantes, Luana Camargo e Raphaela Corsi (com arte de Raphaela) produziram esta obra recheada de valor cultural e memórias históricas.




Amora Caça Amor, nova mini série web-HQ da Helô D’Angelo! Feito em parceria com o projeto Quadro a Quadro do SESC Pompeia, que irá publicar HQs mensais em quatro capítulos (um por semana). A história, sobre a busca da garota Amora atrás de um amor verdadeiro, pode ser lida gratuitamente e será publicada toda terça-feira nas redes sociais, como o instagram do SESC Pompeia.




• Evento de lançamento de Inominável – Charges, Cartuns, Desenhos, e outras Abominações, do cartunista Quinho! Um compilado de mais de 400 charges produzidas entre 2019 e 2022 (e todos nós sabemos ao que esse triste período se refere) ilustrando as graças e desgraças que os brasileiros viveram. É HOJE MESMO (corra), a partir das 19h, na Casa de Jornalista que fica em Belo Horizonte, Minas Gerais. Entrada grátis! E vai ter até show de banda? Ai sim.



Punhal, pequena tira com texto de Larissa Palmieri e arte de Rafael Calça. Disponível nas redes sociais de Larissa.









A Barata diz que tem, nova zine de Aureliano! Uma revisitação da clássica cantiga brasileira. Disponível no site da loja.











CAMPANHAS DO CATARSE EM RETA FINAL


Dissociação

Do selo NegroGeek da editora Ultimato do Bacon, que tem como objetivo fomentar a produção de autores e autoras negras, chega esta nova obra de Caio Zero. A partir de reflexões feitas sobre a incidência de casos de desaparecimentos de crianças na periferia do Rio, esta história semi fictícia convida a um questionamento sobre a falta de políticas públicas que visem a proteção da vida das crianças de áreas periféricas.


Autor: Caio Zero

Encerramento da Campanha: 24/04/2023




Blue Ghost

Os Fantasmas são uma ordem de vigilantes intergalácticos, e Daffiny Luna precisa aprender a honrar essa responsabilidade quando o antigo Fantasma de seu distrito transfere seus poderes para ela! Uma HQ nacional no estilo mangá, da editora independente Comic+!


Autores: Paulo Gutemberg, Pablo Dias, Kaji Pato, e Eddie Alves.

Encerramento da Campanha: 28/04/2023

Link: Blue Ghost


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page