por Francisco M. Petrucci
19/04/2023
NOTÍCIAS

• O Funktoon tá bombando na mídia! Só essa semana três veículos de comunicação fizeram matéria sobre o aplicativo, incluindo o famoso site do Jovem Nerd, e teve até uma internacional: O Tech Smart – Aerezona Developers, um site em inglês sobre notícias de tecnologia, fez uma matéria inteira falando do Funktoon… mas disse que o conteúdo era de quadrinistas EUROPEUS. Gringo sendo gringo, como sempre. Inclusive a frase exata é “[…] por quadrinistas europeus, nomes famosos como Laerte, João Pinheiro e Wagner William”. Peloamordedeus.

• Oficina de quadrinhos com Ivo Puiupo e Nicholas Steinmetz, focado em experimentar e explorar as possibilidades gráficas e narrativas que são possíveis no mundo das histórias em quadrinhos. A oficina é gratuita (mas sujeita a lotação do espaço) e será no dia 21 de Abril, das 14h30 até as 17:30, no SESC da Avenida Paulista, em São Paulo.

• Está aberta a chamada para um novo projeto de Helô D’Angelo, Carol Ito, e a editora Bebel Books: BOY DODÓI – Histórias ilustradas sobre masculinidade tóxica! Todas as mulheres e pessoas não-binárias que já sofreram atitudes machistas em relacionamentos com homens cis podem contar suas histórias através de um formulário, e as 11 melhores (piores, no caso) serão selecionadas para se tornarem quadrinhos. Estas histórias serão sorteadas entre 11 artistas também mulheres e não-binárias para a produção, e terão nomes fictícios em suas narrativas para não expor a vida íntima de ninguém.
Vale ressaltar que essa coletânea não dará foco a histórias de comportamentos causados por transtornos psiquiátricos, pois esse é um assunto separado e muito mais complexo. A ideia aqui é dar uma zoada com essa laia de caras cis que honestamente estão precisando de uma dose saudável de chacota alheia.
As histórias podem ser enviadas até o dia 27 de Abril, através deste formulário.

• A galera do “Quadrinistas uni-vos”, um coletivo que busca por mais reconhecimento e melhores condições de trabalhos para os profissionais da nona arte no Brasil, está chamando a atenção dos quadrinistas do estado de São Paulo! O Governo do Estado de São Paulo disponibilizou um formulário para melhor entender que áreas da produção cultural paulista precisam de aplicação de verba. A Lei Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, foi criada para incentivar a produção cultural no estado e conta com aproximadamente R$ 355 milhões para distribuir para seus diferentes setores. É de extrema importância que o setor das histórias em quadrinhos seja contemplado nesta lei, a fim de permitir que aconteçam mais editais!
O formulário está disponível neste link, e um breve tutorial explicativo sobre como preenchê-lo pode ser encontrado aqui nesta thread. O período disponível para preencher o formulário está quase acabando! Não deixe passar!

• Malu: Cotidiano Alterado, de José Aguiar, talvez vire uma animação?! Em parceria com a Cabong Studios, eles apresentaram o projeto na sessão de pitching para audiovisual da Rio2C deste ano! Torçamos por eles!
LANÇAMENTOS
• Mais novidades no Funktoon!
- Sessão da Madrugada, nova hq da segunda temporada do Almanaque Guará. É como Stranger Things se passando numa cidade do interior do Brasil nos anos 90! De Marcelo Lara (o youtuber do canal A Batcaverna), Dan Velez, Mity Diaz, e Maju Bengel.
- A Cor, de Gustavo Paiva. Uma HQ feita a partir do TCC do autor, sobre a elaboração de histórias em quadrinhos LGBTQIA+ como combate ao preconceito!
- Homem Grilo por Jean Okada! Histórias derivadas do personagem clássico criado por Cadu Simões e Ricardo Marcelino, agora com o traço e criatividade de Jean Okada.
- Novo episódio de Audax – Estranha no Paraíso, de Eduardo Prota! Uma viajante terráquea vai parar em um mundo paradisíaco futurista, iluminando o lugar com sua energia e curiosidade!
- Entrespaço 2022, de Daniel Sousa. A Jornada de um astronauta em uma missão solitária para a Lua.
- Além disso, as editoras agora podem se cadastrar com CNPJ e publicar diretamente no aplicativo! A primeira obra publicada assim, chegando agora pra quem quiser, é Hell No! Meu pai é o Diabo de Leo Finocchi, pelo Balão Editorial.

• Música Popular em Quadrinhos – Grandes Clássicos