top of page

Boletim Portal INKO - 2ª Edição

por Francisco M. Petrucci

28/11/2022


NOTÍCIAS

• Parabéns aos vencedores do 34º Prêmio HQMIX! Um dos prêmios mais importantes do cenário de Histórias em Quadrinhos nacional, que homenageia obras e artistas de múltiplas facetas e categorias dessa comunidade tão criativa e variada! O processo de votação é feito por um conjunto de profissionais por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil (IMAG), e esta edição levou em consideração a produção feita ao longo do ano de 2021.

Por conta da pandemia, a cerimônia deste ano ainda será virtual, acontecendo no dia 10 de dezembro, as 19h, no canal do YouTube da unidade do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Os dois troféus para Novos Talentos serão revelados apenas na live da premiação, mas você já pode conferir a lista dos vencedores das outras categorias no site oficial da HQMIX.



• O Fora do Plástico publicou um superguia com mais de 270 quadrinhos que poderão ser encontrados na CCXP deste ano! O guia conta com uma pequena sinopse de cada obra, imagens da capa para facilitar a identificação, e ainda informações de quais mesas cada uma estará disponível!

Consulte o guia aqui neste link e se prepare para o evento!




LANÇAMENTOS
Por motivos de O Fora do Plástico ter publicado um superguia com mais de 270 quadrinhos, se tornou consideravelmente difícil encontrar lançamentos que já não estejam contemplados lá. Mas conseguimos alguns mesmo assim!

• “Intempéries”, de Mushi Indeciso, lançará agora na CCXP! Reflexões visuais baseadas em sonhos recorrentes da autora, sobre os acontecimentos da vida e como eles nos afetam. O título invoca a ideia de tempestades, que assim como as experiências e problemas que enfrentamos ao longo da vida, nos atingem, nos transformam, e ao passar, deixam em nós suas marcas. Para os interessados, esta obra poderá ser encontrada na mesa H25 durante a CCXP!





“Malmequer”, de Ea Damaia, é uma zine experimental que constrói sua identidade visual utilizando-se de diversos recursos gráficos, como rotoscopia, ilustração a grafite, e colagens. Uma obra que revisita memórias de vulnerabilidades e afetos para encontrar uma reconexão com o eu, e honrar a memória de pessoas queridas que habitam essas recordações.





• “Aventureiros do faz de conta: O Tesouro que não se vê”, uma HQ novíssima de Laudo Ferreira com cores de Thaynan Lana. Em uma casa muito especial capaz de criar cenários e simulações, uma turminha de amigos passa por diversas situações e brincadeiras que as ajudam a entender a realidade das pessoas com deficiência visual! Uma história divertida e educativa feita para o Ateliê da Escrita, que ensina sobre o método de Louis Braille, o educador francês que inventou o sistema de escrita para deficientes visuais que é utilizada ao redor do mundo.





PROJETOS DO CATARSE NA RETA FINAL
Sua última chance de apoiar obras interessantes da produção nacional de quadrinhos!

Sam e Oscar (E o gato Edgar)

Uma HQ sem diálogos sobre Sam, um jovem no início de sua vida adulta, e os dois animais de estimação que lhe fazem companhia e acompanham sua trajetória! Os pequenos momentos de convivência entre os animaizinhos e seu humano, tantos os bons quanto os inconvenientes, são parte daquilo que torna a vida uma experiência tão bonita! Uma obra que os tanto os amantes de cachorro quanto os de gato poderão se identificar e aproveitar!


Autor: Ademar Vieira

Encerramento da Campanha: 03/12/2022

Link: Sam e Oscar (E o gato Edgar)




48 Km

História de um amor atrapalhado! Kelly e Jade são duas garotas que se conhecem pegando o mesmo ônibus todos os dias e prontamente se apaixonam, mas as inseguranças internas que elas (e todos nós) tem as impedem de dar o passo final: se confessar! Uma história que conta com 4 anos de publicação pelo Tapas, agora impresso e mais bonito do que nunca!


Autora: Iara Naika

Encerramento da Campanha: 04/12/2022

Link: 48 Km




Sonho de uma Revolução de Verão: Procissão

Primeiro volume da série Sonho de uma Revolução de Verão, uma história que foi imaginada com base nas músicas do álbum Queen II, da banda…Queen (dãã). “Procissão” é primeira das onze faixas do álbum, portanto a série terá também onze volumes. Um enredo enraizado na mitologia Irlandesa sobre a jornada de uma princesa feérica e seus companheiros!


Autora: Amedyr

Encerramento da Campanha: 02/12/2022

Link: Sonho de uma Revolução de Verão: Procissão




As Aventuras de Kika

Kika é uma garotinha de 13 anos, criativa e sonhadora, que nos mostra como podemos nos divertir e brincar em qualquer situação do dia-a-dia! Três histórias feitas por três artistas diferentes, trabalhando juntos para criar uma personagem que nos permite lembrar de algo que nunca devemos esquecer: A criatividade e liberdade da nossa fase de infância.


Autores: Leonardo Marinho, Luiz Fernandes, e Paulo Masazo

Encerramento da Campanha: 03/12/2022

Link: As Aventuras de Kika




A Travessia

Um astronauta que viaja a galáxia em busca de planetas com recursos naturais se depara com um acontecimento misterioso: encontra uma viajante perdida no espaço, flutuando na beira de um buraco negro. A Travessia é uma história de suspense e ficção científica, com sua parte gráfica inteiramente feito através de cenários e personagens modelados em 3D, o que lhe confere uma identidade visual única.


Autora: Alice Pereira

Encerramento da Campanha: 30/11/2022

Link: A Travessia




Fronteiras do Medo

Uma antologia de cinco histórias com um único objetivo: Colocar suas personagens frente a frente com seus maiores medos. Percorrendo diversos gêneros diferentes dentro do Terror (desde apocalipse zumbi até ficção científica), esta obra explora o sabor distinto de pavor que o confronto com o sobrenatural e o desconhecido traz à humanidade desde tempos imemoriais.


Autores: Dino Galeazzi e Richard Cinti

Encerramento da Campanha: 04/12/2022

Link: Fronteiras do Medo


20 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page