top of page

BOLETIM Portal Inko - 29ª edição

Por Francisco M. Petrucci

20/07/2023


 
Notícias

• Abertas as inscrições para o Inko Expresso, as aulas gravadas da Escola de Mídias Criativas Inko! Conteúdo educacional dividido em pequenas aulas de 10 a 15 minutos, para encaixar na rotina de quem não tem tempo para um curso completo. É um excelente ponto de partida para quem não tem como se comprometer por um semestre inteiro (ainda!). A primeira aula já está disponível no site, gratuitamente!


• E falando de Inko, está de pé o projeto de financiamento para o INKO 04 – Ponte Quebrada! Esta obra é o resultado dos trabalhos de conclusão dos cursos da escola Inko. Ao começo do semestre, todos os alunos são apresentados a um tema em comum, e passam os meses seguintes trabalhando para aperfeiçoar sua arte e entregarem histórias que expressem sua capacidade como quadrinistas e desenhistas. Todas as edições do 05 para cima já foram financiadas e impressas, e o objetivo agora é publicar também as quatro primeiras para que todos os ex-alunos possam ter seus quadrinhos em mãos. A campanha está aberta agora no Catarse, e fica lá até o dia 16/08.


• E os quadrinhos vencedores do Prêmio LeBlanc 2023 são…


- Na categoria “Melhor história em quadrinho independente”: Ovelha negra, de Carlos Felipe Figueiras e B. Horn [publicação digital no Tapas].

- Na categoria “Melhor história em quadrinho publicado por uma editora”: Sussurros do caos rastejante, de Fábio Yabu e Fred Rubim [Editora Jambô].

- E na categoria “Melhor série de tirinhas”: Edifício Celeste, de Thiago Krening.


Parabéns aos vencedores, e a todos que participaram!


• Sucesso da Vaquinha da Mulekada! A Vaquinha era uma iniciativa de arrecadamento para proporcionar a crianças da periferia acesso à cultura dos quadrinhos, organizada pela Prateleira de Quadrinhos. A campanha foi um sucesso, e todas as metas foram atingidas! Como parte da campanha, diversos artistas disponibilizaram suas artes para um sorteio como recompensa aos apoiadores. Então, se você participou, fique ligado que a equipe do Prateleira vai entrar em contato com os vencedores do sorteio!


• 11ª Edição do Cuscuz HQ, o Encontro de Colecionadores de Quadrinhos Potiguar. Oferecendo palestras, mesas redondas, exposições de artes e miniaturas, oficinas, desfiles e concursos, entre outras atrações. Mantendo a tradição de valorizar o que é potiguar, os artistas locais também estarão presentes e serão homenageados no evento.

A entrada é gratuita, e a inscrição pode ser feita através do link nas redes sociais do evento(@cuscuzhq)


DATA: 22 e 23 de Julho, das 9h30 às 17h30

LOCAL: Instituto Metrópole Digital da UFRN, Lagoa Nova, Natal - RN



 
LANÇAMENTOS

• A jornada do macaco Guariba perdido, uma história em quadrinhos do Jornal Sumaúma! Por Raimunda Tutanguira e JonWatts, e desenhado por Pablito Aguiar. Acompanhe pelas redes sociais do jornal, e pela hashtag #guaribasumaúma, a partir desta quinta feira.






• Três novidades da editora JBC: 9 Horas, Jornada Fantástica, e Tools Challenge vão ganhar novas edições pelo Selo Start! Ainda sem data fixa de lançamento, mas quando tiver o Boletim traz.


9 Horas, de Magenta King: K e M estão viajando pela Ásia e se veem envolvidos no jogo de um antigo deus do caos, um Tengu, em que as realidades mudam a cada 9 horas. A cada novo jogo, os personagens precisam escapar de criaturas da mitologia japonesa e até ícones da cultura pop.


Jornada Fantástica, de Cah Pszar: Será uma coletânea de histórias curtas que vai apresentar diferentes momentos da carreira da autora, de 2016 a 2023, incluindo histórias inéditas e "A Torre", que foi uma das top 15 selecionadas do primeiro Brazil Manga Award.


Tools Challenge, de Max Andrade: Neste mundo, cada pessoa nasce com uma ferramenta. Algumas vêm com ferramentas diferentes, chamadas “série ouro”, e não podem viver mais de 15 anos longe delas, ou morrerão. A ferramenta de Raion lhe foi roubada quando ele nasceu, e agora que ele está prestes a completar 15 anos, descobre onde a sua ferramenta está. Começa a contagem regressiva nessa busca de vida ou morte.


Vale lembrar que Quack: O Caminho do Vento, de Kaji Pato, já está está em pré-venda pela Amazon!











Vozes Amarelas, a primeira das obras de Monge Han que serão publicadas pela Harper Collins! Diversos contos baseados em histórias reais (e às vezes até familiares) sobre a realidade e as dificuldades de ser asiático no Brasil. Já disponível em pré-venda pela Amazon, e atualmente está em 1º lugar de mais vendido na categoria Graphic Novels de Não-Ficção!

Daruma, o outro quadrinho de Monge, será lançado em uma data futura.







King Kaiser Dragon Kaiju Killer, nova HQ Oneshot (história de uma só edição) de Pablo Dias! Bell fez do seu trabalho, lutar contra Kaijus, o show mais lucrativo da terra! A história está disponível para leitura no site da Manga Plus Creators.










Revista Pé de Cabra nº5! 50 trabalhos de artistas diversos sob o tema COMIDA! Mais de 140 páginas de quadrinhos dos estilos mais variados.










• Além da revista, a Pé de Cabra também está lançando a HQ O Show do Bilola, de Will Rez! Bilola e seus amigos descobrem que Jubileu, o muleque mais boca-suja do bairro, está se mudando porque a vizinhança inteira vai ser desapropriada e demolida para a construção de um metrô. Desamparados e vendo seus pais transformarem conflitos sociopolíticos em confrontos físicos, cabem a eles a missão de encontrar uma saída no meio de todo o caos neoliberal visando unicamente o lucro!


Ambos estão disponíveis para compra no site da Pé de Cabra, e nas prateleiras de diversas lojas pelo Brasil!



Novidades no Funktoon!

• A HQ Omertà é a primeira HQ a sair das páginas (… colunas?) do Funktoon direto para impressão! Uma campanha para a Edição Definitiva de Omertà está de pé agora no site do Catarse. A primeira temporada da história foi publicada nos almanaques da Guará, mas a segunda (e última) está saindo semanalmente pelo Funktoon, agora mesmo. Se você gosta da história, essa é sua chance de garantir uma versão impressa completa! E como não gostar? Com roteiro de Rino Felix, Dan Borges no lápis, Caio Pegado na arte final, e cores de Akila Gabsu e Patrick Costa, Omertà é quadrinho nacional da mais alta qualidade!


E se você não conhece ainda, aí está sua chance de ler. Omertà é uma história de vingança do jovem Tales, que após se tornar o único sobrevivente de um assassinato à sua família, precisa fugir por sua vida enquanto tenta desvendar a trama profunda por trás deste atentado. Disponível agora no Funktoon.


E CLARO, JUNTO COM MUITOS OUTROS QUADRINHOS PRA LER



 
CAMPANHAS DO CATARSE

O Entediante Apocalipse de Morte Crens

Uma série que começou como tirinhas postadas online, lá em 2011, e hoje já tem 3 álbuns impressos! Este álbum conta com quadrinhos produzidos entre 2019 e 2022, este período da nossa história que foi tão marcante que afetou até os quatro cavaleiros do apocalipse: a pandemia! As tirinhas tratam de assuntos tão pertinentes deste tempo, como o lugar na sociedade, as pressões do nosso sistema, e a saúde mental.


Autor: Gustavo Borges

Encerramento da Campanha: 29/07/2023


Do Frio que no Habita

Adaptação para quadrinhos de uma crônica escrita pelo jornalista Marcelo Mugnol. Diálogos sobre o frio, com uma profundidade de interpretações, das quais nascem personagens, situações, e reflexões.


Autores: Marcelo Mugnol, Luan Zuchi

Encerramento da Campanha: 22/07/2023







Milo

Uma história slice-of-life sobre a relação entre Lucila, uma garota que está presa em sua rotina e sente que falta algo em sua vida, e Milo, um garoto livre e irreverente que aparece para ajudar Lucila a se transformar. As primeiras páginas da história estão disponíveis para leitura no site Webtoons.


Autora: Lucy Fidelis

Encerramento da Campanha: 29/07/2023

Link: Milo



105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page