MAIS QUE UMA TRAVESSIA
- MathVaz
- 30 de jul.
- 2 min de leitura
O convite para uma aventura normalmente nunca é previsto. A gente só tá lá vivendo nossas vidas e pá!, aparece algo nos chamando para uma jornada. Afinal, quem nunca se sentiu um Bilbo da vida? Ler Travessia, do Rapha Pinheiro, é mais ou menos assim. Você pega para ler e se depara com um planeta alienígena desértico, uma espécie alienígena meio furry e uma jornada repleta de mistérios e perigos que o protagonista vai encontrar pelo caminho. Mas esta não é a maior jornada de Travessia.

Isso porque a história é o que chamamos de quadrinho mudo, uma HQ que não tem balão de fala dos personagens. O máximo que você vai encontrar em Travessia é uma língua alienígena que nada vai te ajudar a entender os motivos do protagonista andarilho e os misteriosos obeliscos incandescentes que aparentemente ele investiga pelo deserto.
Seguindo pela melhor tradição de ficções científicas e aventuras em planetas desérticos, o quadrinho do Rapha Pinheiro nos obriga a nos entregarmos para a história. Por ser mudo, você precisa estar atento. Precisa prestar atenção. O quadro a quadro, que carrega uma “dinamicidade” e cenas de ações impecáveis, precisa de engajamento. O que não é muito difícil, porque os cenários são de tirar o fôlego e empolgar qualquer leitor de aventura. Você vai encontrar ruínas habitadas, desabitadas, redes de túneis, cidades pequenas, cidades grandes, bares, mercearias e muito mais. Eu sei que Travessia conseguiu condensar tudo que adoro ver em jornadas de aventura e ficção científica.
O verdadeiro ponto alto de Travessia é justamente a sua incógnita. Mesmo com o apoio do caderno de anotação do nosso protagonista, com um mapa todo trilhado e anotado (em língua alienígena, é claro), é possível interpretar a jornada dele de diversas formas possíveis. Claro que tem uma linha que o autor segue e quer contar, mas tudo fica em aberto. É uma jornada religiosa? De provação? De pesquisa ou aprendizado? Bom, você vai precisar ler por conta própria e me contar, porque eu também tenho minhas teorias.

E para você que já tinha lido Travessia, seja online, como o Funktoon, ou seja pelo Almanaque Guará, saiba que esta edição está completa, com um sétimo capítulo inédito. E finalmente alguns mistérios são levemente explicados. Você pode comprar diretamente na loja do Rapha Pinheiro!
Misturando mistério, aventura e ficção científica, Travessia consegue divertir ao mesmo tempo que mostra até onde a linguagem dos quadrinhos pode chegar. Está repleto de cenas de ações e instiga leituras críticas e filosóficas sobre jornadas e travessias. De desertos a cidades grandes, enfrentando monstros e fazendo amizades inesperadas, o Andarilho desta história já permeia o imaginário da cultura pop brasileira.
Comentários