top of page

Boletim Portal INKO - 1ª Edição

por Francisco M. Petrucci

21/11/2022


NOTÍCIAS

Prêmio Jabuti divulga a lista dos 5 finalistas na categoria de Histórias em Quadrinhos! O resultado final será revelado na cerimônia do dia 24 de Novembro no Theatro Municipal de São Paulo, onde ocorre a entrega das estatuetas e do prêmio de R$5 mil aos vencedores de cada categoria. Para quem quiser ver, o evento terá transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube. Os cinco finalistas são:

“A menor distância entre dois pontos é uma fuga” | Autor(a): Gabriel Nascimento e João Henrique Belo | Editora(s): Obra Independente

“Brega Story” | Autor(a): Gidalti Jr. | Editora(s): Brasa Editora

“Escuta, formosa Márcia” | Autor(a): Marcello Quintanilha | Editora(s): Veneta

“Manual do Minotauro” | Autor(a): Laerte | Editora(s): Quadrinhos na Cia.

“Risca Faca” | Autor(a): André Kitagawa | Editora(s): Monstra



E não podemos esquecer da Revista Mina de HQ, que está entre os 5 finalistas na categoria de Fomento à Leitura! A Revista Mina de HQ é uma publicação impressa independente, com foco na divulgação de artistas mulheres (cis e trans), homens trans, e pessoas não-binárias. A Mina de HQ já acumula premiações, tendo recebido o Prêmio Jayme Cortez na 37ª edição do Angelo Agostini, e recebendo Homenagem Especial no 33º HQ MIX. Além das histórias em quadrinhos de uma quantidade impressionante de autoras, a revista ainda conta com artigos, entrevistas, e reportagens sobre a questão do gênero no mundo das HQs.



• Divulgada a lista dos artistas selecionados para a Butantã Gibicon! O evento ocorre essa semana, dias 25 a 27, na Casa de Cultura do Butantã, em São Paulo. Apareça por lá para conhecer pessoalmente seus quadrinistas favoritos! Confira a lista de presenças neste link.



• Editora Conrad divulga a lista das suas cinco HQs mais vendidas durante a 24ª Festa do Livro da USP, e duas delas são brasileiras! Em quinto lugar, “Morte” de Guilherme Bon e Carlos Ruas. E em terceiro lugar, “Bom dia, socorro”, de Paulo Moreira. Duas obras de qualidade impecável!








• Divulgados os vencedores do Prêmio Leblanc de 2022! Uma premiação dedicada a produções nacionais em diversos campos da arte e do entretenimento, conta com três categorias para honrar a produção brasileira de histórias em quadrinhos:


HISTÓRIA EM QUADRINHOS INDEPENDENTE

Aymará, de Rita Foelker e Laudo Ferreira


Menção Honrosa

Antologia Opera Sopa, de Diogo Pavan


HISTÓRIA EM QUADRINHOS PUBLICADA POR EDITORA

Crisálida, de Vinícius Velo [Editora Guará]


SÉRIE DE TIRINHAS

Linha do trem, de Raphael Salimena






LANÇAMENTOS

“Nos olhos de quem vê”, de Helô D’Angelo, agora disponível para compra pelo site da editora Harper Collins, ou pela Amazon! Neste quadrinho, Helô compartilha experiências de sua vida sobre sua relação com a própria imagem e o impacto que isso tinha em sua autoestima e felicidade. Quem alguma vez sofreu ao tentar se adequar aos padrões irreais de beleza da sociedade certamente vai se identificar (e aprender) com esta obra!

Os interessados também podem encontrar trechos da obra publicados nas redes sociais de Helô!



“Iraúna do Olhar Âmbar”, novo quadrinho do autor Pieri, disponível para leitura gratuita no Tapas!

A história segue as aventuras de Irene Nogueira, uma especialista das forças ocultas e sobrenaturais que, cansada de tantos anos lidando com entidades encrenqueiras, quer mais é ter uma vida normal.




“Princesa de Areia” Ganha versão impressa, que será lançada durante a Butantã Gibicon (Dias 25 a 27 de Novembro), e na CCXP (Mesa H43)! Anteriormente publicado online, este quadrinho de Verônica Berta contém três pequenas histórias sobre um mesmo tema: A necessidade que temos em nossa vida de obter validação para a manutenção de nossa autoestima. A obra alerta sobre como essa necessidade, quando tratada de maneira desequilibrada, pode levar a relacionamentos tóxicos e comportamentos autodestrutivos. As histórias também podem ser lidas online no Instagram de Verônica.



“Mingau: Apego” de Ana Cardoso é a nova história da Graphic MSP sobre o querido gatinho branco da Magali! O lançamento será na CCXP deste ano!










“Mukanda Tiodora”, nova obra de Marcelo D’Salete, entrou em pré-venda pela Editora Veneta!

Uma história baseada em fatos reais sobre as tentativas de Tiodora, uma escrava na São Paulo do Século XIX, de obter sua alforria através da palavra escrita.








PROJETOS DO CATARSE NA RETA FINAL

Sua última chance de apoiar obras interessantes da produção nacional de quadrinhos!



Roses n’ Guns

Narrativa séria que se passa no ano de 1999. De um lado, um cadete recém-formado na polícia militar, que perde a arma que seu finado pai usava nas operações de seu grupo de extermínio. De outro, uma travesti que foge do carro deste mesmo policial após ele se recusar a pagar por um programa, levando consigo a caixa onde estava a arma.


(Aviso: +18!)

Autores e Artistas: Gabriel Arrais, Thiago Ossostortos.

Encerramento da Campanha: 21/11/2022



Paulo Freire #PRESENTE – Biografia em quadrinhos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, lança essa obra importantíssima. Publicada através da Editora Draco, esta obra contempla diversos momentos da vida de Paulo Freire, o mais importante educador brasileiro. Tratando desde sua infância, passando pelo projeto de alfabetização em Angicos, até seu retorno ao Brasil, a obra contém quatro histórias em quadrinhos que foram roteirizadas a partir de uma extensa pesquisa pelos livros de Freire, documentos oficiais, jornais, documentários, e entrevistas.

Obra importante que homenageia esta figura tão influente na pedagogia brasileira e internacional, uma pessoa que verdadeiramente dedicou a vida a tentar melhorar o mundo.


Autores e Artistas: Rogério Faria, Ricardo Sousa, Jefferson Costa, Ren Nolasco, com capa do artista phillzr.

Encerramento da Campanha: 24/11/2022



Isolamento

Aberta a campanha da segunda edição de “Isolamento”, HQ encantadora sobre a vida e convivência de vizinhos de um mesmo prédio durante a quarentena. Cada página da história é um panorama das janelas dos 12 apartamentos, mostrando o dia a dia de seus habitantes, seus relacionamentos, seus dramas, suas felicidades, e o jeito de cada um de lidar com a situação difícil que é o isolamento social. A história é “livremente baseada” na visão real que a autora tem do prédio ao lado de sua casa!


Autora: Helô D’Angelo

Encerramento da Campanha: 30/11/2022




“Quiet” Manga

Campanha de pré-venda! Uma compilação de histórias em quadrinhos do artista Fabiano Ferreira, feitas ao longo de sua trajetória de aprendizado como quadrinista, agora reunidas em um volume impresso. Todas sem diálogo, por isso o nome!


Autor: Fabiano Ferreira

Encerramento da Campanha: 25/11/2022



Choose Your Character

História em quadrinhos contada no molde das aventuras literárias em que o leitor decide o rumo da narrativa! No final de cada cena, o leitor pode escolher entre duas opções diferentes de ação para os personagens, e então seguir para a página numerada correspondente com a escolha, traçando assim seu próprio caminho através do enredo. Neste quadrinho, as escolhas começam logo na decisão entre qual dos quatro personagens que o leitor irá seguir! Quatro heróis carismáticos de classes diferentes, mas todos com o mesmo objetivo de derrotar o Rei Demônio e salvar o mundo.


Autores e Artistas: Jun Sugiyama e Eduardo Capelo

Encerramento da Campanha: 25/11/2022



Maramunhã, uma lenda Manaus

Maramunhã é uma adaptação brasileira de Batracomiomaquia, um conto atribuído a Homero, famoso escritor da Grécia Antiga. Nesta obra, Homero reconta a guerra de Tróia, só que substituindo os gregos e troianos por ratos e sapos. Maramunhã, por sua vez, traz esse instrumento narrativo para um contexto brasileiro, povoado por criaturas e divindades da fauna, flora, e cultura indígena de Manaus. Narrada por um pássaro japiim, esta história de um mal entendido entre os jabutis e os quatipurus pode levar a consequências nefastas para os habitantes da floresta!


Autores e Artistas: Evaldo Vasconcelos, Rayanne Cardoso, Malu Menezes, Izabelle Regina, Alberto Jean Fermin, e Geovan Motter.

Encerramento da Campanha: 30/11/2022



Calaboca, Fido!

Na Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados da Força Expedicionária Brasileira avança por território inimigo. Em sua função de ajudar a combater o fascismo na Europa, eles estão incumbidos de retomar territórios estratégicos ocupados por nazistas. O pelotão está mal guarnecido, desinformado, e cercado de ameaças, mas encontram um aliado inesperado em um cachorro chamado Fido!


Autores e Artistas: Eduardo Kasse e Tiago Palma

Encerramento da Campanha: 24/11/2022





Anéis de Lampião

Uma HQ visualmente única e certamente impactante! Anéis de Lampião conta a história de um Nordestino que, enfrentando as dificuldades da existência no sertão, parte em busca de uma condição melhor para sua vida e sobrevivência. Será o artefato mágico dos Anéis suficiente para que ele encontre aquilo que deseja?


Autor: Tiago Pinheiro

Encerramento da Campanha: 29/11/2022


77 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page