top of page

Boletim Portal Inko - 5ª edição

por Francisco M. Petrucci

09/01/2023



Notícias

• Cinco HQs nacionais foram indicadas ao Angoulême, dentro da categoria “Prix de la BD alternative 2023” (Prêmio Quadrinhos Alternativos 2023)! O Angoulême é um dos maiores festivais internacionais de celebração da nona arte do mundo, e acontece anualmente na França desde 1974.

As cinco obras indicadas são:

-Maria Magazine, de Henrique Magalhães, Igor Tadeu e Edgard Guimarães.

-Ragu 9, uma revista coletânea com trinta e cinco autores e artistas diferentes.

-Rocha Navegável, de Fábio Costa e Igor Souza.

-Sem Olhos ou Ecos de Maria, de Guilherme Silveira.













• A obra Amarelo Seletivo, com roteiro de Ricardo Tayra e arte de Talessak, recebeu o Bronze na décima sexta edição do Japan International Manga Awards (Prêmio de Mangás Internacionais)! Este é um prêmio fundado em 2007 com o objetivo de promover e expandir a troca cultural entre países através da mídia do mangá, e celebra artistas que contribuem com o crescimento desta cultura pelo mundo.






• Lunecórnio (@lunecornio) organizou uma colaboração de artistas LGBT para comemorar o mês da Visibilidade Trans! A ideia é que diversos artistas desenhem, em seus traços, personagens da ficção que são confirmadamente trans! A entrega final das artes será no dia 29/01/2023, o Dia da Visibilidade Trans.









Lançamentos

Paulo Fukue, O Engenheiro de Papel! Biografia Ilustrada escrita por Alexandre Nagado sobre um dos grandes mestres do quadrinho nacional! Aluno do consagrado Jayme Cortez, Fukue é um dos pioneiros do mangá no Brasil e um quadrinista completo que escreveu e desenhou todo tipo de HQs ao longo de suas seis décadas de carreira. Além disso, deixou sua marca por diversas editoras brasileiras importantíssimas. A biografia de uma verdadeira lenda viva do quadrinho no Brasil!






• Exemplares autografados de Antes que o Universo nos Destrua, de Gabriel Dantas, estão de volta ao estoque da Comic House! História comovente sobre três meio-irmãos que vivem no ambiente caótico e abusivo de uma família disfuncional!









• Aberta a pré-venda de Pirates!, de Yuri Landim, pela NewPOP Editora! Primeira edição impressa desta webcomic que vem sendo lançada desde 2008! Uma história divertida, dinâmica, e colorida sobre o dia a dia da Capitã Marina e sua tripulação pirata! Disponível aqui.










PROJETOS DO CATARSE EM RETA FINAL

Inko 2022.2 – Churrasco na Laje

O melhor catálogo de talentos nacionais da próxima geração de quadrinistas! O Inko é o resultado dos trabalhos de conclusão do Curso de Quadrinhos do grande Rapha Pinheiro (se não o conhece ainda, há de conhecer!). Ao começo do semestre, todos os alunos são apresentados a um tema em comum, e passam os meses seguintes trabalhando para aperfeiçoarem sua arte e entregarem histórias que expressem sua capacidade como quadrinistas. Esta obra é o conjunto destas histórias, demonstrando a variedade e abundância de artistas talentosos que logo estarão trabalhando nas mais altas esferas de produção de quadrinhos nacionais e internacionais, como já vem acontecendo com tantos alunos formados deste curso.


Autores: Os alunos do segundo semestre de 2022!

Encerramento da Campanha: 13/01/2023



Tony Carlson CHACAL – Caçada Humana

Republicação de uma obra que tem mais de quatro décadas sobre um caçador de recompensas cruel e implacável em um cenário clássico de Western. Um resgate de histórias das edições da editora Vecchi de quando Jordí tinha assumido a arte do quadrinho (para o deleite dos leitores).


Autores: Antônio Macedo Ribeiro Filho, Jordí.

Encerramento da Campanha: 15/01/2023 Link: Tony Carlson CHACAL – Caçada Humana





THE FEW AND CURSED #8: Dilúvio – Parte 2 de 6

Segundo volume da nova aventura do universo de The Few and Cursed! Um Western (mais um!) Sobrenatural aonde 90% de toda a água do planeta desapareceu, e restou à humanidade se entregar à forças ocultas em uma luta desesperada por sobrevivência. Agora, caçadores de maldições viajam por entre as cidades acabando com as maiores ameaças à segurança do povo.


Autores: Felipe Cagno, Fabiano Neves, Tiago Barsa, Deyvison Manes.

Encerramento da Campanha: 12/01/2023


Para Andar No Escuro – vol. 1

Mag nunca acreditou que fosse capaz de ter amigos, e viveu sua vida até agora de forma solitária e isolada. Sua ansiedade na hora de interagir com estranhos sempre foi um obstáculo grande demais para superar. Porém, quando lhe aparece uma oportunidade inacreditável de ir estudar o aparecimento de animais mágicos na região do pantanal brasileiro, ela decide aceitar (mesmo sabendo que vai ter de lidar com desconhecidos). Talvez o que ela encontre de mais precioso seja, na verdade, as pessoas que irá conhecer! Originalmente publicada na forma de webcomic no TAPAS, esta história foi completamente reescrita e redesenhada, e conta com diversos conteúdos extras (como trilha sonora composta para a leitura!).


Autora: Marina Coelho Nogueira

Encerramento da Campanha: 14/01/2023




Bipolar 2

Conclusão desta HQ de ficção científica sobre Charlie, uma jovem criptóloga que tenta descobrir a verdade sobre a misteriosa morte de seu pai. Tais informações são, contudo, um segredo de Estado que ela não tem autorização para saber. Descubra o desfecho das tramas políticas que colocaram Charlie no centro de uma possível guerra entre duas superpotências!


Autores: Renan Riveiro, Ramon Saroldi, e Diogo Torres.

Encerramento da Campanha: 15/01/2023

Link: Bipolar 2







42 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page