top of page

BOLETIM Portal Inko - 20ª edição

por Francisco M. Petrucci

10/05/2023



Notícias

Marília Marz na Globo News!

O especial “Memórias Negras da Liberdade” fala sobre as origens do bairro da Liberdade em São Paulo, e sobre a hoje quase-esquecida memória de presença negra. Oportunidade perfeita então para entrevistar a autora do condecorado quadrinho “Indivisível”, Marilia Marz. Sim, de fato esta não é nem a primeira nem a segunda vez que falo desta obra aqui! A HQ condecoradíssima explora as duas presenças culturais predominantes deste bairro, a japonesa e a negra, e como elas se comunicam e se relacionam através do tempo.

O especial foi transmitido através do mês de Abril, mas permanece disponível na Globoplay.


A PocCon agora tem local!

O evento conseguiu aterrizar no Centro Cultural São Paulo, a CCSP! (Do lado da minha casa, valeu PocCon!). A CCSP fica na altura 1000 da Rua Vergueiro, pertinho da estação Vergueiro da linha azul do metrô! Quem for de São Paulo já marque no calendário: dias 9 e 10 de Junho, das 15h às 21h! Entrada gratuita!






Pablito Aguiar fechado com a Brasa Editora!

Desta união vão sair dois quadrinhos: uma reimpressão do Alvorada em Quadrinhos, um compilado de 23 histórias de moradores da cidade de Alvorada, e a produção vindoura de Pablito, Conversas em Porto Alegre! Em breve, ainda esse ano!






Lançamentos

• Lançamentos da semana no Funktoon!


- Preto tipo A, de Gabriel Jardim, com edição de Vitor Wiedergrün. Nova HQ da escalação do Almanaque Guará! Quando uma doença misteriosa assola uma vila de pescadores, um rapaz chamado Domingos deve vencer seus medos e enfrentar o oceano em busca de uma cura para seu povo!


- E muitos muitos muitos quadrinhos independentes!




• Lançamento de sucesso estrondoso da HQ Ordem Paranormal: Iniciação!

Se você nunca ouviu falar, A Ordem Paranormal é um universo ficcional criado por Rafael “Cellbit” Lange, que atua como Mestre em diversas temporadas de seções de RPG de Mesa exibidos por streaming na plataforma Twitch. Neste mundo, uma organização secreta luta para combater as maquinações de Ocultistas que conspiram para semear o terror na população, enfraquecendo assim a membrana entre o nosso mundo e o mundo Paranormal. A HQ conta com roteiro de Fábio Yabu, traço de Akila Hurlant, arte final de Caio Pegado e Andy, e cores de Renan Lino.


A venda do primeiro lote do quadrinho se esgotou em poucas horas e até entupiu o site da loja (o que é, aparentemente, o mínimo esperado da gigante comunidade de fãs desta obra). Mas fique tranquilo que mais lotes serão disponibilizados periodicamente, de acordo com a capacidade logística da editora!


• Evento de lançamento do 37º quadrinho da Graphic MSP: Mônica – Coragem, de Bianca Pinheiro!

Contará com bate papo com a autora com mediação de KitineteHQ, e sessão de autógrafos! Será no dia 13 de Maio as 16h, desta vez na cidade de Curitiba, na Itiban Comic Shop que fica na Avenida Silva Jardim, 845.




• Novos episódios de Aprendiz de Bruxa, de Milena Azevedo e agora com arte de Mari Santtos! Três jovens bruxinhas e suas aventuras cheias de magia e aprendizados! Atualizado no tumblr da Milena!



• Episódio de Soulmates, de Raquel “raqli” Luna! Uma escola onde uma vez por mês, um evento sobrenatural acontece e seleciona duas pessoas como “almas gêmeas”! Será que dá certo um relacionamento forçado assim? Disponível para leitura no Tapas ou no perfil de Raquel.





• Voltou a serialização de Istella, de Gilton Ferreira! A aventura espacial cheio de mistérios da “Pirata Rubra” Istella! Leia no Tapas.



• A versão impressa de 9mm de Distância, de Paulo Bruno, é o novo lançamento do HQ Para Todos! O HQ Para Todos é um selo da Conrad Editora que tem como objetivo disponibilizar quadrinhos de maneira acessível, a preços baixos. E a publicação deste mês é 9mm de Distância, uma história fictícia mas infelizmente condizente com a realidade atual, sobre dois jovens inocentes que tentam se relacionar dentro do contexto periférico de onde moram, enquanto a guerra entre estado e a “criminalidade” paira eternamente como uma ameaça a suas vidas. Atualmente em pré-venda pela Amazon.



• Evento de lançamento oficial da HQ A Ausente Ordem das Coisas, de Fábio Quil! Com direito a bate-papo mediado por Daniel Rockenback, o evento será nesta quarta dia 10 de Maio às 19h, no SESC Cultura, que fica na Avenida Afonso Pena nº2270, na cidade de Campo Grande, MS. Curiosos sobre a obra? Leia o último boletim, vale a pena!



• Versão impressa de Zona de Tranferência, de Carlos Macedo e Mari Couto. História produzida para o desafio tintubro do ano passado, postada um quadro por dia no instagram de Mari. A versão impressa foi redesenhada, re-letrada, e conta com pequenos acréscimos na história. Estava à venda durante a 3ª Feira Gibizeira que acabou de acontecer!



• O evento de lançamento de Tempo Discos: O Perigoso Pagode do Gerson tem data marcada para 21 de Maio a partir das 14:30, lá na HQ em Foco, que fica na Rua Coelho Barradas nº 153, na cidade de São Paulo. Uma HQ sobre a aventura de dois protagonistas para impedir que um caricato malandro roube a história de Adoniram Barbosa, com viagem no tempo, vitrolas mágicas, e (claro) muito samba. Tempos Discos tem roteiro de Rodrigo Febronio, com arte de Samuel Sajo e Al Stefano, e foi contemplado pelo Proac-SP.


• Novo capítulo de Rei de Lata! Rei de Lata conta a história de um país em um cenário pós-guerra onde uma arma biológica causou o efeito inesperado de fazer com que as crianças nascessem com poderes especiais! Agora estas crianças lutam contra os adultos que as temem e odeiam, em uma batalha por seu direito de viver neste cenário destruído!



• Duas HQs saindo simultaneamente pela mesma autora? Uau! A autora AliceKit está lançando capítulos novos de duas HQs suas. A primeira, O.S.H., conta a história de Petra Skovish, uma garotinha que entra ilegalmente para uma organização especial, a O.S.H. encarregada de lutar contra os monstros que ameaçam a humanidade neste mundo pós-apocalíptico!

A segunda é Windowed, um romance sobre Ashley, uma garota extremamente tímida que se apaixona pela colega de classe que se senta todo dia ao lado da janela da sala. Ashley tem até o fim do ano letivo para vencer sua timidez e se abrir para o amor!




CAMPANHAS DO CATARSE EM RETA FINAL


Casa das Histórias

Antologia com cinco histórias produzidas por talentos expoentes do quadrinho nacional! Coleção variada de gêneros para garantir que você encontre algo que te agrade, como Cotidiano, Terror, e até Ficção Científica.


Autores: Braian Malfatti, Dilacerda, Jader Corrêa, Luan Zuchi, Luciana Lain, Luciano Ribeiro, e OZ.

Encerramento da Campanha: 14/05/2023



É Tudo Fricção

Uma história dividia em três partes sobre Rirôshi, um garoto órfão, homossexual, e descendente de asiáticos que aprende a usar o videogame e relacionamentos virtuais como refúgio das constantes microagressões que sofre constantemente.


Autor: Gustavo Inafuku

Encerramento da Campanha: 19/05/2023



Gibi Lei Maria da Penha

Projeto nascido de um trabalho de faculdade, este gibi traz uma história ilustrada sobre o nascimento da Lei Maria da Penha, a lei brasileira de proteção contra violência à mulher. Além disso, conta também com atividades para ajudar a conscientização nas crianças leitoras sobre as formas que essa violência pode tomar.


Autora: Eloisa Potrich

Encerramento da Campanha: 16/05/2023


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page