top of page

HQs brasileiras para dar de presente de Natal

por Hector Sousa

15/12/2022


Fim de ano está chegando! pra quem deixa as compras para última hora ainda dá tempo de comprar um quadrinho de presente de Natal. Segue aqui algumas dicas (só algumas mesmo, porque existem muitos quadrinhos incríveis).


Arlindo - Ilustralu


A HQ de Ilustralu é um ótimo presente para adolescentes. O quadrinho conta a história de Arlindo, um garoto cheio de sonhos e vontade de encontrar seu lugar no mundo. Tudo o que ele quer é seguir sua vida de adolescente na cidadezinha onde mora, no interior do Rio Grande do Norte. Ele aluga filmes na locadora com as amigas todo sábado, sente o coração bater mais forte pelas primeiras paqueras, canta muito Sandy & Júnior no chuveiro, e ainda cuida da irmã mais nova e ajuda a mãe a fazer doces para vender. A HQ ganhou o prêmio de Melhor Quadrinho no CCXP Awards.




Beco do Rosário - Ana Luiza Koehler


A HQ de Ana Luiza Koehler e vencedora de quatro categorias no quatro troféus HQ Mix em 2020, conta uma história de época. A Porto Alegre dos anos 1920, uma cidade em plena febre de modernização. Vitória, uma jovem negra com grandes ambições e talento para a escrita, sonha em se tornar jornalista. Mas, para isso, precisa enfrentar os estigmas de uma sociedade racista e patriarcal.





Castanha do Pará - Gidalti Moura Jr.


Castanha é um menino-urubu que vive suas aventuras pelos cenários do tradicional mercado público Ver-o-Peso, em Belém. Mora sob o céu aberto e sobrevive dos furtos e das migalhas de atenção que sobram do mundo ao seu redor. A HQ de Gidalti Moura Jr. lançada em 2016 ganhou o primeiro lugar na categoria "Histórias de Quadrinhos" do 59.º Prêmio Jabuti.






Crisálida - Vinicius Velo


A HQ de Vinicius Velo é sensível e cativante, o quadrinho ganhou o troféu do Prêmio Cubo de Ouro de melhor literatura Geek. Crisálida conta o processo de reaproximação de uma família separada por um conflito ideológico e de visões de mundo diferentes, bem parecido com o que acontece em muitas famílias no Brasil e no mundo. A história acompanha Cássio, um homem idoso, viúvo, branco e conservador, que tem as convicções e visão de mundo colocadas à prova quando passa a cuidar de sua neta Ana, uma criança curiosa, alegre, comunicativa e preta, para que seu filho Pedro, com quem não conversa há quase dez anos, possa se tratar de um câncer agressivo.



Cumbe - Marcelo D'Salete


Ganhador do Prêmio Eisner, a HQ de Marcelo D'Salete retrata de forma inovadora a luta dos negros no Brasil colonial contra a escravidão. O livro traz histórias em quadrinhos emocionantes, protagonizadas por escravizados, mostrando a resistência contra a violência das senzalas brasileiras. Cumbe, a palavra banto que dá nome à obra, é rica em sentidos: é o Sol, o dia, a luz, o fogo e a maneira de compreender a vida e o mundo. Também é um sinônimo de quilombo.





Jeremias: Pele - Rafael Calça e Jefferson Costa


O roteirista Rafael Calça e o desenhista Jefferson Costa dão vida a uma história forte, dura, emocionante, na qual Jeremias lidará pela primeira vez com o preconceito por causa da cor da sua pele. A história é recheada de dor, superação, aprendizado e preparação para a vida. Jeremias: Pele é uma graphics da MSP com história mais densa, mas necessária. O quadrinho ganhou o Prêmio Jabuti de Histórias em Quadrinhos.







Lebre e Coelho - Alec


Leon acaba de achar seu verdadeiro amor, mas como sua falta de noção não o leva para lugar nenhum, sobra pro seu amigo, Franz, lidar com os pepinos. Parecia o plano ideal, porém, algo dá errado nesse processo... conseguirá a lebre frenética conquistar aquele coelho tímido? ou será que o jogo vai ficar na mão dos predadores? O mangá brasileiro de Alec é uma pedida mais divertida para quem quer uma leitura mais leve.






Nos olhos de quem vê - Helô D’Angelo


Com um sagaz toque de humor, muita ironia e ilustrações que são um espetáculo à parte, Helô D’Angelo nos leva do riso às lágrimas, convidando-nos a enfim olharmos para dentro e nos amarmos sem o peso do olhar do outro. O quadrinho trata de forma sensível de temas sobre autoestima e auto aceitação.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page